As sessões Oscila levam o público numa jornada imersiva e a 1ª edição acontece no próximo 25 de Fevereiro. A proposta perfeita para o dia seguinte à 2ª edição d` “Uma Noite Irreversível“.
No próximo dia 25 de Fevereiro, pelas 18h, inicia-se na cave da Socorro (loja de discos, livraria e sala de concertos no centro do Porto) um ciclo de programação mensal focado na música exploratória. As sessões Oscila convidam o público a relaxar e submergir nas sonoridades envolventes.
A primeira sessão conta com Vítor Rua – uma das figuras-chave da música criativa portuguesa – que toca pela primeira vez no Porto o seu novo projeto “Coração Comercial Ambiental”. Um espectáculo musical com guitarra electrónica baseado em “paisagens sonoras de forma a que o espectador atinja um estado de relax meditativo e calma espiritual”, caracteriza o próprio.
A Oscila I conta também com Frederica Campos, uma exploradora musical que vai além das fronteiras convencionais. Neste concerto, Frederica convida a uma viagem sonora através da sua harpa e do seu computador, passando por diversos estados – com momentos tranquilos e meditativos, momentos explosivos e ruidosos e momentos dançáveis.
A abertura desta tarde de live acts estará a cargo de umgrandefilhodamae (Tomás Marreiros) – artista multidisciplinar que colide o inesperado e o improvisado, na procura de ocupar espaços vazios. Amante de sons amplificados, explora as infindas formas de criar ambientes imersivos e ruidosos que oscilam num limbo da ambiguidade, atingindo o limiar da audibilidade.
A estas sonoridades, junta-se a cenografia de Rossana Pinho Ribeiro num trabalho cuidado de tornar o espaço sensorialmente estimulante. Esta caracterização do envolvente (ou descaracterização) será um fator recorrente e importante para as sessões Oscila.
“Pede-se que todos se coloquem o mais confortáveis possível e desfrutem da viagem.“
Entrada: 7 Oscilas