Estreia no IndieLisboa 2024, dia 25 de Maio às 18h30, no Cinema São Jorge, Lisboa
“Na Corda Samba” é uma viagem sónica e documental descomprometida sobre a criação de música experimental em Portugal. O filme, construído através de conversas com 22 dos mais relevantes artistas nacionais, revela diversas abordagens aos processos de experimentação. Das rodagens realizadas de Agosto de 2021 a Março de 2022, emerge uma narrativa que apresenta os protagonistas e os seus trabalhos, explorando a gestualidade e respectivas metodologias inovadoras.
Notas do realizador Luis Fernandes:
“Exploratório, experimental, performativo e sonoro” – “Na Corda Bamba” assume-se com uma narrativa que em torno dos processos artísticos e conceptuais utilizados por diversos artistas sonoros portugueses contemporâneos. Trabalhando nas artes musicais experimentais, estes “visionários” redefinem a nossa relação com a música através de uma atitude incessante de busca por ultrapassar o expectável, o previsível e o inimaginável.
Um filme que é uma espécie de retrospectiva cinematográfica atípica, utópica e toponímica da vanguarda musical em Portugal e que experimenta e se descobre na gestualidade do corpo de metodologias usadas.
Na ideia de se transformar numa obra aberta – ou numa paisagem, numa existência de um imaginário que continuamente se reinventa e onde a ousadia de querer chegar aos confins do desconhecido, de romper barreiras e obstáculos, que pareciam intransponíveis, se assumem como desafios inspiradores – este filme, como nos diria um autor desconhecido, é uma “viagem pelos caminhos menos percorridos onde o sonho ganha forma e a luz”.
Protagonistas:
Adriana Sá, António Sousa Dias, Carlos Santos, Fernando Fadigas, Fernando Mota, Jaime Reis, Joana Sá, João Castro Pinto, João Pais Filipe, João Ricardo Barros, Jonathan Uliel Saldanha, Luís Antero, Luís Bittencourt, Nuno Rebelo, Pedro Melo Alves, Rafael Toral, Ricardo Jacinto, Simão Costa, Sofia Mestre, Vitor Gama, Vítor Rua, Von Calhau.
Ficha Técnica:
Realização e montagem por Luís Fernandes
Director de Produção: Paulo Prazeres
Produção: Galactifiction / DROID I.D.