WOOL | Covilhã Arte Urbana lança projeto que promove a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência

O mais antigo festival de arte urbana do país, WOOL | Covilhã Arte Urbana, assinala os 75 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com o lançamento de um novo projecto – WOOL + | Arte Urbana mais acessível -, que ambiciona alargar a experiência de criação e fruição da Arte Urbana e do seu Roteiro a pessoas com deficiência intelectual ou física.

Após 11 edições do WOOL, podemos hoje pela Covilhã usufruir de um Roteiro de Arte que, com mais de 45 murais e instalações, se afirma como uma marca da cidade e da região e que recebe anualmente centenas de visitantes, não somente de todos os pontos do território nacional, mas também de geografias mais longínquas. “Uma experiência e vivência diária, que nos permite confirmar o impacto e a singularidade da criação artística em espaço público e a naturalidade com que a Arte Urbana dialoga com todos os públicos, residentes e visitantes, das mais variadas faixas etárias.” afirma a organização do WOOL.

O projecto WOOL + surge assim como resposta ao crescente desejo da organização alargar esta experiência única que oferece a Arte Urbana e em específico o Roteiro WOOL, a pessoas com deficiência intelectual e/ou física (motora, auditiva e visual) ou outras necessidades específicas. Com foco nas artes visuais e no espaço público, numa missão e acção de responsabilidade social e de alargada sensibilização e transformação da comunidade e do território, este projecto assume-se como uma actualização dos objectivos iniciais do festival, tornando-a acessível a todos.

Um “todos” que o WOOL pretende que inclua os cerca de 8% da população portuguesa que vive com alguma deficiência, algum “impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interacções com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efectiva na sociedade com as demais pessoas” (conceito de deficiência actualizada pela Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, proclamada pela ONU em 2006).

É por isso também que o anúncio do WOOL + aconteceu no passado dia 10 de Dezembro, assinalando o Dia Internacional dos Direitos Humanos e os 75 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Um documento aprovado pela Organização das Nações Unidas, cujo artigo 27 afirma que: “Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.

WOOL


O programa completo do WOOL | Covilhã Arte Urbana será apresentado brevemente.

Deixar um comentário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE