De 27 a 29 de Julho, ZigurFest como laboratório de criação, pensamento, debate e práticas artísticas.

O Centro Cívico de Lamego, localizado no antigo matadouro da cidade, foi inaugurado no passado mês de Junho e serve também de sede ao histórico Rancho Regional de Fafel. Polivalente e desafogado, é um espaço perfeito para albergar a comunidade alargada do ZigurFest.

Assim, a estreia deste novo palco no dia 28 de Julho, acontece a partir das 15h30, com o workshop de Objectos Sonoros de Inês Castanheira. No dia seguinte, é Cálculo, que dá início aos trabalhos: depois de um passeio pelo Parque Biológico de Lamego para a recolha de sons que se inicia às 14h30, o rapper desce até ao Centro Cívico para fazer uma música com a ajuda dos participantes. Seguem-se os concertos-palestra de Ben Yosei e João Taveira, às 18h30 e 19h30.

Esta mudança de local permite também ao festival colher frutos da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Lamego e a Fundação de Serralves em 2022. Nesse âmbito, a Fundação irá conduzir o público numa visita guiada pela exposição “Poeta Chama Poeta” (integrada no ciclo Ana Hatherly). Esta visita acontece no dia 27 de Julho, às 15h30, na Casa do Artista de Lamego, e será seguida do workshopCaligrafia Corpórea” (dia 28 de Julho).

A inscrição e acesso a todas as actividades (incluindo o campismo) são, como sempre, livres e gratuitas.
O campismo do festival é grátis mediante a inscrição obrigatória no site do ZigurFest.

Zigurfest


Puçanga e Ana Silva são as artistas residentes deste ano e vão trabalhar com a população local para esbater e reorganizar fronteiras entre tradição e modernidade.
Amuleto Apotropaico, MДQUIИД, Hetta e Gesso, trazem electricidade pronta para ser descarregada em diferentes voltagens e velocidades.
Os modulares de Rita Silva preveem o abrir de todo um novo cosmos no centro da cidade, enquanto a precisão lírica de Azia promete deixar o público surpreendido; já de Silvestre apenas se pode dizer que se aguarda uma festa à medida da música que tem editado: colorida e memorável.

Para além da Música:

As tardes do ZigurFest foram cuidadosamente desenhadas para que artistas e público existam em simbiose. Bruno Senra, cozinheiro convidado do ZigurFest, irá dar um workshop de culinária regional tendo a sustentabilidade e o combate ao desperdício como mote. Inês Castanheira vai trazer os seus objectos sonoros e synths DYI para uma tarde de exploração sonora com todos os participantes.
Num novo e entusiasmante capítulo rumo à inclusão, Bernardo Álvares irá estar a trabalhar com os utentes da associação de apoio às pessoas com deficiência Portas P’ra Vida.
João Taveira vai deixar a claro as ligações entre arquitectura e ruído numa palestra aberta ao público.
Numa ramificação ambiental e ecológica do festival, vamos fazer um passeio no Parque Biológico de Lamego guiados pelo beatmaker Cálculo, que juntamente com o público irá depois produzir um tema numa sessão única.

Consulta horários e a programação completa aqui: ZigurFest

Deixar um comentário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE