MAPAS Torres Vedras: três dias de caminhos, memórias e partilhas em comunidade | 31 Outubro, 1 e 2 Novembro
O MAPAS Torres Vedras regressa para três dias de encontros e partilhas que transformam diferentes lugares do concelho em espaços de criação, proximidade e celebração. Dias 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro, entre residências, concertos, oficinas, teatro, instalações e passeios, o programa afirma-se como um convite a experimentar novas formas de estar juntos, a valorizar a paisagem e a imaginar futuros possíveis.
Desde 2023, o MAPAS desenha um programa que valoriza a partilha e o espírito coletivo, unindo criadores locais e nacionais a associações, escolas e grupos comunitários. O resultado é uma programação que se constrói a partir da colaboração, convocando o público para momentos de contemplação, convívio e participação ativa.
Este ano, a programação atravessa a Praça Wellington, Carreiras, o Largo Madre Deus na Zibreira e o Parque da Ermegeira, com propostas que vão do trabalho de residência da Casota Collective x G.A.D.V (Gabinete de Apoio à Deficiência Visual de Torres Vedras) para criação de uma instalação, a residência de teatro Manta de Retalhos, com a bailarina e coreógrafa Alice Duarte e a A.D.R. de Carreiras, que parte de peças encenadas há mais de 30 anos, e também os concertos de Cremalheira do Apocalipse, Vasco Ribeiro e Coro dos Anjos. Entre os destaques estão também duas residências colaborativas: de Bia Maria com a Sociedade Filarmónica Ermegeirense e a Esperteza Saloia – Associação Cultural; e a residência “GANDA GALO”, que junta Maria Pinheiro (Carlos Roxo) ao Grupo Sénior da Folgorosa com Open Call à comunidade.
O programa abre ainda espaço a experiências partilhadas como “Se eu fosse a ti vinho”, desenvolvida pelo compositor, multi-instrumentista e chefe Rui Lemos aka Dada Garbeck, o passeio de bicicleta “Dos Pés à Cabeça” e o piquenique no parque, bem como a oficina infanto-juvenil “À descoberta da Ermegeira” promovida pela Casa Voadora.
Mais do que um projeto, o MAPAS é um gesto de cuidado, uma cartografia de encontros que valoriza as pessoas, a diversidade e a vivência comum. Todas as atividades são de acesso gratuito, abertas a todas as idades e a todos os públicos.
(Texto: comunicação oficial do evento)


