A dupla lituano-belga sobe ao palco do Ferro Bar – Porto no dia 8 de Março, trazendo um concerto onde a tradição e a experimentação se encontram num transe hipnótico.

No Sábado, 8 de Março, o Ferro Bar recebe, numa produção Machamba, Merope, uma dupla que faz do folclore lituano um ponto de partida para uma viagem sonora onde a eletrónica, a folk e a improvisação, se entrelaçam. Indrė Jurgelevičiūtė, com a sua voz etérea e o dedilhar do kanklés (instrumento de cordas tradicional da Lituânia), encontra em Bert Cools a paisagem perfeita com as suas guitarras, eletrónica subtil e camadas que flutuam entre o jazz e a exploração sonora.

Descritos pela Pitchfork como “demasiado apreciáveis para ser música ambiente“, a dupla desafia rótulos e constroem um universo próprio,

Com uma abordagem delicada, mas profundamente envolvente, os Merope criam espaços que parecem suspensos no tempo, evocando um misticismo quase ritualístico. Depois de passagens pela Galeria Zé dos Bois (Lisboa) e pelo GrETUA (Aveiro), o concerto do Porto encerra esta digressão portuguesa, transformando a sala da Rua da Madeira num santuário de ressonâncias orgânicas e eletrónicas.

Merope

Bilhetes

Colheita de Março
na Machamba:

Destaque Irreversível para “COMO É QUE ELAS FAZEM”, uma série de 3 episódios gravados ao vivo e posteriormente publicados na net, sempre em torno os obstáculos e às adversidades que as mulheres enfrentam nos mais variados ofícios da indústria musical, com o 1º episódio com foco no clubbing.

*foto de capa: Merope © Tina Herbots