Concertos de Carlos Maria Trindade, Deerhoof, Matthew Herbert & Julian Sartorius, Estilhaços, Luís Severo e Margarida Campelo, para ver até ao final do ano no gnration.
A última temporada do ano traz até Braga uma mão de artistas nacionais e estrangeiros, perfilados de novos discos. Carlos Maria Trindade é um dos portugueses que marcará presença no programa, ao estrear o seu novo e muito aguardado disco. Um regresso ao ativo que traz consigo “Vitral Submerso”, disco piano solo que é apresentado no gnration em estreia nacional a 7 de outubro. Maria Trindade fundou os Heróis do Mar em 1980. Na década seguinte, junto com Nuno Canavarro, lança “Mr. Wollogallu”. A solo, lança também “Deep Travel” (1996) e “Oriente” (2015), sendo há muito esperado um retorno aos trabalhos discográficos.
Luís Severo está também de regresso aos novos discos. “Cedo ou Tarde” será editado no último trimestre do ano, tendo já estreia em palco agendada para 10 de novembro no gnration e, cerca de um mês depois, a 14 de dezembro, na Culturgest, Lisboa.
Já a 14 de novembro, os norte-americanos Deerhoof passam por Portugal numa digressão europeia que serve de apresentação para o novo disco “Miracle-Level”. Ao longo de quase três décadas de carreira, Deerhoof têm provado que na música haverá sempre lugar para aqueles “weirdos” que prosperam no estado cru e caótico da criatividade.
A 23 de novembro, dois dos nomes mais fascinantes da música de improvisação europeia: o virtuoso da eletrónica Matthew Herbert e o exímio baterista Julian Sartorius apresentam-se em concerto conjunto para mostrar “Drum Solo” (2022), o álbum que os uniu. O concerto passa também por Lisboa na Culturgest e em Espinho no Auditório da Academia de Espinho.
A 2 de dezembro, Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael, Henrique Fernandes e Jorge Coelho, apresentam-se com o regresso do projeto Estilhaços e dão a conhecer o novíssimo “Estilhaços de Escuridão” (2023), disco criado com a colaboração da documentarista sonora Sofia Saldanha (1975-2022).
A 7 de dezembro, e a fechar o programa de música para out-dez, a cantora e multi-instrumentista portuguesa Margarida Campelo apresenta pela primeira vez em Braga o seu disco de estreia. Produzido por Bruno Pernadas, “Supermarket Joy”.
Os bilhetes para os espetáculos de música do programa out-dez estão já à venda e podem já ser adquiridos em bol.pt, balcão gnration e locais habituais.
Conhece toda a oferta de programação do gnration aqui.