triciclo regressa a Barcelos com três meses de música nova

O ciclo de concertos itinerante triciclo está de regresso a Barcelos, entre Outubro e Dezembro, com música nova. O popular músico canadiano Eric Chenaux, os surpreendentes japoneses Green Milk From The Planet Orange e o concerto de estreia de Criatura-dança são alguns dos destaques do trimestre.

A programação abre com os veteranos Green Milk From The Planet Orange, banda fundada em Tóquio (Japão) há 23 anos, que funde o psicodelismo com o punk. Colecionam milhares de quilómetros em digressões pelos Estados Unidos da América e, a 10 de Outubro, atuam no Plátano Koberto, na freguesia de Roriz.

Já a 22 de Novembro, o compositor canadiano Eric Chenaux atua no Theatro Gil Vicente, que editou “Delights Of My Life” no início de 2024. O músico, que atuará a solo, é dono de uma capacidade única de experimentalismo e é, também por isso, uma das vozes mais respeitadas da música canadiana.

Já a fechar o ano, a 13 de Dezembro, este ciclo de concertos itinerante estreia um novo espaço. Os galegos Leira Papaia atuam no café Al Cinoche e trazem uma mistura altamente original das cantigas galegas com as canções dos boleros e estilos tropicais.

Estreias de música da ‘casa’:

Para além dos nomes internacionais, o triciclo apresenta dois dos mais recentes projetos nascidos pela mão de músicos de BarcelosManito Massala e Criatura-dança.

Manito Massala é uma banda rock que mistura géneros musicais oriundos dos vários cantos do planeta e estreiam-se na cidade natal com um concerto no icónico Paço dos Condes de Barcelos, a 18 de Outubro. Foram fundados este ano pelos experimentados músicos locais Filipe Miranda, Tiago Rosendo, Leão Amaral e Óscar Sousa.

Já a 07 de Dezembro, Criatura-dança estreiam-se ao vivo no triciclo depois de editarem o primeiro EPMuda” (2024). Elisabete Silva (voz/guitarra), Vítor Oliveira (guitarra), Pedro Marques (bateria/percussão), Ricardo Carvalho (teclas/coros) e Carolina Alves (baixo/coros) sobem ao palco do Theatro Gil Vicente.

Serviço educativo com o IPCA

No âmbito do programa de serviço educativo do triciclo, estudantes de Audiovisual Digital do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vão estar em residência artística com os artistas multidisciplinares Tiago Sampaio e Diogo Mendes.

Nesta colaboração promovida pelo triciclo, os estudantes vão criar uma remistura visual e uma reinterpretação de “Koyaanisqatsi: Life Out of Balance”, uma obra seminal composta por imagens de arquivo em câmara lenta e em timelapse, criando um paralelismo entre a natureza/equilíbrio e a tecnologia/caos. O trabalho original foi dirigido por Godfrey Reggio com música de Philip Glass e cinematografia de Ron Fricke.

Em “Koyaanisqatsi: Life Out of Balance (reimagined)”, que será apresentado a 09 de Novembro, no Theatro Gil Vicente, serão exploradas múltiplas formas de manipulação e captação de som e imagem criando um universo paralelo da obra.

Refração da luz, vídeo e som generativo, live AV, manipulação de efeitos em tempo real, captação experimental, serão algumas das palavras-chave que darão mote à investigação, experimentação e conceptualização visual desenvolvidas pelo grupo.


Bilhetes disponíveis na bilheteira do Theatro Gil Vicente, BOL e locais habituais

Bilheteira

Texto:
Comunicação triciclo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE