De junho a setembro, o antigo Edifício Termal de Caldas das Taipas, em Guimarães, recebe concertos, cinema, tertúlias, palestras, teatro, ateliers, visitas guiadas e serviço educativo. A agenda conta com mais de duas dezenas de iniciativas com entrada livre.

Com a missão de descentralizar a cultura e dar acesso a todas as iniciativas de forma livre, esta será “uma temporada cultural com atividades para todos os públicos, seja infantil/juvenil, como para um público mais adulto e/ou sénior. Aqui todos cabem e todos têm portas abertas para ver algo com que se identifiquem ou de serem confrontados com o inesperado” explica a organização.

Na música, os destaques vão para os espetáculos de Surma e Mira Quebec com Diogo M., no mês de junho. Em julho, o espetáculo de José Pinhal Post-Mortem Experience, seguido de DJ Set de António Bandeiras. Agosto é marcado pelo regresso de First Breath After Coma e Noiserv, num momento inédito onde atuam em conjunto e, ainda, a tradicional Noite de Fados com o Grupo de Fados da Vila. Por fim, Setembro conta com a estreia de A Garota Não, no encerramento desta temporada musical de 2023.

A programação inclui também uma série de atividades de serviço educativo. O Workshop de Escrita Criativa para alunos da Escola Secundária de Caldas das Taipas, agendado para o dia 23 de maio, marca o início da temporada. Em junho, as Tertúlias com História regressam para comemorar os 125 anos dos “Banhos Novos, com um atelier infantil simultâneo para crianças em idade pré-escolar. Ao longo dos quatro meses de programação, as iniciativas educativas incluem Visitas Guiadas Educativas em junho, uma Noite de Astronomia em julho e uma nova tertúlia em setembro. Ainda em setembro, a fechar a programação, está agendado um novo atelier infantil e uma Visita Guiada Noturna aos Banhos Velhos.

O teatro faz o seu retorno à agenda cultural dos Banhos Velhos após três anos de ausência. O GTAC – Grupo de Teatro Amador de Campelos apresenta “Dois Tempos” em julho, enquanto o grupo de teatro ATRAMA encerra a programação com “Aquistas“, uma experiência performativa “in situ” inspirada nas memórias de Amadeo de Souza-Cardoso durante sua estadia no balneário termal de Caldas das Taipas, em celebração aos 125 anos dos “Banhos Novos“.

O cinema marca também presença com a primeira sessão em julho, com a rodagem do filme “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” de Dan Kwan e Daniel Scheinert. Em agosto, “Os Fabelmans” de Steven Spielberg, “The Whale” de Darren Aronofsky e “Aftersun” de Charlotte Wells completam o ciclo de cinema.


Todas as iniciativas são de entrada livre e acontecem no espaço Banhos Velhos com exceção da tertúlia “Os 125 anos dos Banhos Novos” ou em caso de chuva. Toda a informação será devidamente atualizada e deverá ser consultada em permanência em https://taipastermal.com/pages/banhos-velhos ou nas redes sociais dos Banhos Velhos.

Deixar um comentário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE