Artista oriunda da Guatemala apresenta no gnration o novo disco “Se Ve Desde Aquí”

Em menos de meia década, a violoncelista e compositora Mabe Fratti, oriunda da Guatemala, tornou-se num dos nomes mais promissores da música contemporânea, com rasgados elogios por diversas publicações de renome, do The Guardian à Pitchfork. Com um notório domínio técnico do instrumento e detentora de uma sensibilidade para a escrita de canções, Mabe Fratti desenvolve um trabalho que deambula entre a música pop, pautada por uma voz melodiosa e a música ambiental, alicerçada no exercício prático da experimentação e do improviso com recurso das eletrónicas.

A viver na Cidade do México, cidade que serve de casa para a germinação de grande parte dos seus discos, foi com “Pies Sobre La Tierra” (2019), o seu primeiro longa-duração, que se seguia a apresentação com o EPAprendiendo a Hablar” (2018), que Fratti chamou à atenção para o seu universo atmosférico e para autoria de um espaço próprio na música avant-garde. Em 2021, lançou “Será que ahora podremos entendernos?”, um disco em que a própria afirma a sua vontade de quebrar barreiras e que é fruto de um período de composição resultante da clausura forçada pela pandemia. Figurando entre os melhores discos de 2022, o álbum conta ainda com a participação da compositora norte-americana Claire Roussay. No mesmo ano, Mabe Fratti editou ainda “Let’s Talk About Weather”, trabalho colaborativo com a artista alemã Gudrun Gut.

Mabe Fratti © Gerardo Del Valle


Se Ve Desde Aquí”, o quarto longa duração na ainda curta carreira de Fratti, terceiro em nome próprio, é mais um passo na solidificação da atenção merecida. Um disco em que Fratti traz para si colaborações no saxofone, bateria, violino, guitarra, baixo e sintetizador, assumindo uma clara maturidade musical.


Sábado, 27 Maio, 22:00h
blackbox @ gnratiom


Os bilhetes podem ser adquiridos em bol.pt, balcão gnration e locais habituais.

*foto de capa © Concepcion Huerta

Deixar um comentário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE