Está a tornar-se
Irreversível!
O Café-Concerto RUM by Mavy (Braga) recebe a terceira edição de um evento incapaz de fugir às grilhetas das cenas que se vão instituindo.
No próximo dia 04 de Outubro a gig.ROCKS! e a Irreversível reativam um sonho de uma noite de outono que a avaliar pela amostra das duas ocasiões anteriores será de uma intensidade digna de nota.
A 3ª edição de Uma Noite Irreversível terá a já habitual curadoria de Francisco Barros – aka Senhor Irreversível – e contará com o apoio da Eclectic Sounds Radio – a rádio da verdadeira alternativa independente, da Conceitos Diferentes, da Pulsar e da RUM. O cardápio é o que se segue:

Performance:
“I AM YOURS
(HOW TO RESIST WHILE GIVING MYSELF AWAY)“
FRANCISCA SOUSA ft. MOTHER JUPITER
Depois de ter estado aos comandos do dj set que encerrou a edição anterior, Francisca Sousa despe a pele de Techorpsen para assumir uma performance em nome próprio. Um mergulho nas complexidades da expressão corporal como ferramenta de resistência e de empoderamento, onde a pose se assume gesto de subversão silenciosa. Um exercício pictórico e definitivamente interativo onde o espectador terá a oportunidade de deixar a sua marca numa tela-corpo à medida que esta se esquiva e se aproxima. O suporte musical desta performance estará a cargo de Mother Jupiter aka Kevin Pires.

Concerto:
MISFIT TRAUMA QUEEN
“Um duelo entre a precisão tecnológica e a fluidez humana”, uma saga em fascículos desde que a máquina invadiu a música pela mão do homem aqui desdobrada num ataque impiedoso de bateria acústica envolvida em matéria eletrónica. Misfit Trauma Queen rebenta em 2018 quando o dedo do baterista e produtor David Taylor tocou no detonador. Dois anos mais tarde lança “Violet Blue LP” via Regulator Records, trabalho que granjeou aclamação de relevo em Portugal e garantiu a presença em plataformas como os Talentos FNAC, Palco RUC e Super Bock Super Nova. A 25 de Julho lança o LP “[R.E.A.L.]“.

Performance:
“BDSM [Breaking Down Societal Masks]:
A Journey of Sexual Liberation“
MARIA DAS ESPADAS
Misturar o improvável e apresentar um produto entre o apelativo, o inquietante, o pertinente e/ou o impertinente, é algo ao alcance de poucos. Maria personifica a frase anterior. A olho nu parece uma espiral de contradições – “passa a vida em saltos altos e não vive sem unhas XXXL, mas é agricultora em part-time. É filha de Black Sabath e nunca falha um Sonic Blast, mas é DJ de reggaton e neo perreo”. Olhando-a com olhos de sentir, os do coração que não sofrem de miopia, a espiral continua lá, só que liberta das contradições. É criadora de conteúdos eróticos educacionais, DJ experimental, agricultora, embaixadora da digitalização da moda e promotora ativa do empoderamento feminino.
Na 3ª edição de Uma Noite Irreversível vai estrear “BDSM [Breaking Down Societal Masks]:
A Journey of Sexual Liberation“, um exercício visual, sonoro e sensorial. Uma homenagem às misturas improváveis, a prova de que o delicado pode ser poderoso e o radical pode ser belo.

Concerto:
MДQUIИД
“Dirty Tracks for Clubbing” (2023) e “Prata” (2024)… à boleia do abalo provocado em pilares até há bem pouco tempo basilares, João, Halison e Tomás têm feito quilómetros a um ritmo alucinante, ido a sítios, partido pedra e calcetado um percurso assumidamente seu pelos meandros do underground–indie, dentro e fora de portas. Depois da noite de sexta-feira 04 de Outubro nada será como dantes!

Dj Set:
NICEVENN
Presença assídua em espaços de referência da noite do Porto – Rendez Vous Club ou Plano B – Nicevenn anda há duas décadas a entusiasmar plateias, estimular ouvidos e ancas com as suas noites de discos. Durante este período passou ainda por casas como Pherrugem, V5, Route 66, Carpe Diem, Barmali, EP Estúdio Café, Woodrock e Adeskabir, ou em festivais como Rock na Vila e Indie Music Fest. Marcou ainda presença no Portugal 3.0, programa de Álvaro Costa na RTP. A 4 de Outubro fará a sua estreia em Braga.
Reel 1ª “Uma Noite Irreversível”
Crónica 2ª “Uma Noite Irreversível”
Texto por Gonçalo Morgado
Artwork por Pulsar