Rodellus 2023 | 28 e 29 Julho | Ruílhe, Braga

Adwaith
Adwaith
Naturais do País de Gales, as Adwaith cresceram cercadas por uma forte influência do indie-rock galês e das bandas experimentais que frequentavam a icónica sala de espetáculos local – The Parrot. O seu álbum de estreia, ‘Melyn’, lançado em 2018, refletiu na perfeição a ansiedade e o mal-estar da idade adulta. O disco ganhou o prestigiado Welsh Music Prize e passou na BBC Radio 1, BBC 6 Music, KEXP e NPR. No ano passado, as Adwaith editaram ‘Bato Mato’ e tornaram-se na primeira banda a ganhar o Welsh Music Prize duas vezes! Com 3 tours agendadas, uma passagem por Glastonbury aclamada pela crítica, e tendo sido convidadas para banda suporte de Manic Street Preachers e IDLES, as Adwaith estreiam-se em Portugal no Rodellus!


dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS
dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS
Formados em 2007, em Lisboa, os dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS são uma banda com um currículo tão intenso quanto a sua música, uma mistura única de noise-rock, pós-rock, pós-punk e free-jazz que pode ser descrita como urgente, enérgica e feroz. Ao longo dos anos, deram cerca de quatro centenas e meia de concertos nos mais variados sítios e situações e com as mais diversas bandas e músicos, incluindo inúmeros festivais e treze digressões que os levaram a países como Espanha, França, Alemanha, Suíça, Itália, Bélgica, Países Baixos, Chéquia, Eslováquia, Polónia, Hungria, Eslovénia e Rússia. Agora vêm ao Rodellus!


indignu
indignu © Gonçalo Delgado
Em 2022, após vários concertos por toda a Europa e um processo criativo que se alongou por três anos, os indignu sentiram que era o momento de gravar o seu novo álbum, “adeus”, escolhendo o Arda Recorders no Porto para o fazer, elegendo Ruca Lacerda (Mão Morta, Pluto) para a gravação e mistura; Birgir Jón Birgisson (Björk, Sigur Rós, Spiritualized) para a masterização; e as editoras dunk!records (Bélgica) e A Thousand Arms (EUA) para a edição. De Barcelos para Ruílhe, os indignu vêm provar que a sua terra do Rock tem vizinhança que não lhe fica nada atrás.


Scurú Fitchádu
Scurú Fitchádu
Não sabemos quem foi a primeira pessoa na terra a dizer que a música é uma arma e tão pouco sabemos em que idioma o proferiu, mas é no punk crioulo de Scurú Fitchádu que vemos o expoente máximo da arte-guilhotina e de uma espécie de funaná que já nasceu de mira afinada. Na corda bamba entre os hemisférios do punk e da música tradicional africana, “Nez Txada skúru dentu skina na braku fundu” marca o regresso aos discos e aos riscos, num cruzamento pan-africano de melodias, ritmos e samples que atravessam um continente para semear o pânico e dar voz a quem mandam fazer de mudo. Um disco cheio de brita e cuja fúria aconselhamos a ouvir de fones ou de óculos… para proteger a vista da poeira que se levanta a cada concerto.


Catarina Silva
Catarina Silva
Pode dizer-se que foi fruto da pandemia que Catarina Silva iniciou o seu percurso como DJ e que, desde 2020, tem vindo a construir o seu espaço no panorama nacional. Nesse mesmo ano, juntou-se à Associação Cultural ‘Alínea A’, plataforma para o fomento da criação artística e para o desenvolvimento cultural, mas foi em 2017 que tudo começou quando, juntamente com alguns amigos, fundou o coletivo ‘Dark Sessions’. Nómada musical, deambula entre géneros como o electro e o techno, sem esquecer o edm e house mais acid e psicadélico. Fecha uma das noites do Rodellus, com certezas de que bater pé e poeira do campo não vão faltar.


dementes brilhantes
dementes brilhantes
André Azevedo e Nuno Oliveira são uma dupla que procura deixar um legado valioso no mundo dos pratos e das caixas de discos. No entretanto, fazem uma descoberta revolucionária que acabará por render-lhes o Prémio Nobel. Em simultâneo, o Governo pede-lhes ajuda para quebrar os códigos soviéticos o que os envolve numa terrível conspiração. A dupla fica cada vez mais paranóica até que uma descoberta vira todo o seu mundo ao contrário. Agora, e apenas com a ajuda de dois pratos e uma caixa de discos, eles poderão recuperar a sua força mental e o seu estatuto de dementes brilhantes como os conhecemos.


Passe Geral 22€
Bilhete Diário 13€

à venda na BOL

Rodellus © Shootsounds I Joana Rita
Rodellus © Shootsounds I Joana Rita


*foto de capa do artigo:
Rodellus © Shootsounds I Joana Rita

Deixar um comentário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE